A convite da Bebé Confort, marca do grupo Dorel, fui ao Porto conhecer a mais recente cadeira-auto, a AxissFix Air. A primeira cadeira no mundo inteiro com sistema de AIRBAGS incorporado. Foram cerca de quatro anos de estudos, testes e mais testes e agora cá está ela. Será este o início de uma nova era no que diz respeito às cadeiras auto para crianças?

A maternidade é um momento de viragem nas nossas vidas, independentemente de estarmos mais ou menos preparadas para ela ou para os filhos. Quando chegou a minha vez e quando percebi que, na minha barriga, estavam a crescer as pessoinhas que viriam a tornar-se o centro da minha vida, o meu primeiro e principal pensamento era que viessem com saúde e, logo a seguir, o meu maior receio é ficarem doentes ou que lhes aconteça algo de grave. Dizem, e é verdade, uma mãe vive com o coração fora do peito.

Por exemplo, andar de carro tornou-se imediatamente muito mais assustador para mim. Fosse grávida ou, mais tarde, com filhos, eu fico muito mais apreensiva e sou muito mais chata com o meu marido. Neste sentido, se me perguntarem qual o bem essencial mais importante para mim e face ao qual, eu tenho uma maior predisposição para gastar mais dinheiro, eu respondo sem hesitar tudo o que implique o transporte de bebés e crianças. Eu arriscaria em dizer que quase todas nós perdemos um bom tempo a pesquisar, por exemplo, qual a cadeira auto ideal, a mais segura, a mais confortável, no fundo, a mais tudo!

Ao longo dos tempos, felizmente, incríveis progressos têm sido feitos, refiro-me nomeadamente ao sistema de Isofix, cadeira rotativa 360º, que veio facilitar toda a logística do “tira e põe” da criança no carro e as cadeiras adaptadas ao sentido inverso da marcha que é actualmente a forma mais segura para transportar uma criança no carro.

Foi precisamente este o ponto de partida da Bebé Confort, afinal, “os automóveis não foram concebidos para proteger crianças”. Por isso, existe um trabalho incessantemente para continuar a inovar e assegurar que as crianças são transportadas da forma mais segura no carro. E a tecnologia Air Safety irá proteger muito mais a criança na posição no sentido da marcha. 

axissfix air, cadeira-auto com airbags

Ninguém fica indiferente aos vídeos que mostram os testes que são realizados nas cadeiras-auto e mesmo que os robôts em nada tenham a ver com a fisionomia de uma criança, custa, arrepia e ficamos com um nó na garganta e no coração só de pensar que ninguém está livre de ter um acidente rodoviário- esta é a mais pura e dura das verdades.

E agora, vamos aos detalhes da AxissFix Air:

Air Safety é o sistema que tornou tudo isto possível e que reduz significativamente o impacto em caso de colisão, amortecendo a cabeça e pescoço da criança. Só para terem uma ideia:

  • Redução da força exercida na vertebra do pescoço – até 55%
  • Valores de desaceleração reduzidos na cabeça – até 25%
  • Redução do deslocamento da cabeça para a frente, limitando o risco de impacto no banco da frente

Como funciona?

Este sistema é integrado nas costas da cadeira, estando programado para ser activado apenas em caso de colisão – esta parte foi toda estudada por uma empresa que detém este know-how e foram realizados testes em todas as posições de colisão possível de forma a garantir a sua máxima eficiência.

No momento da colisão, os dois AIRBAGS lateriais inflamam em apenas 0,05 segundos, através de um sistema detonador, minimizando a força do impacto em comparação com as cadeiras convencionais no sentido de frente para a marcha. E logo, 1 segundo após colisão  os AIRBAGS esvaziam automaticamente, eliminando o risco de asfixia da criança. Os dois AIRBAGS são ejectados pelas laterais da cadeira e, dessa forma, estão a evitar o efeito “soco” como acontece nos AIRBAGS tradicionais dos carros.

Convém referir que os AIRBAGS contêm apenas ar na sua composição: gás frio, natural e sem químicos, não constituindo qualquer perigo para a criança.

Os AIRBAGS activam-se nos dois sentidos da marcha, no entanto, o que a Bebé Confort defende é que as crianças devem andar o máximo tempo possível no sentido inveso da marca. Esta é a forma mais segura de transportar crianças numa viatura.

Em caso de colisão e ejecção dos AIRBAGSa Bebé Confort faz a troca gratuita da cadeira, durante um período de garantia prolongado de 10 anos;

A base da cadeira é rotativa a 360º, como o modelo anterior AxissFix, para facilitar a colocação e retirada do bebé no assento sempre que é necessário viajar.

No fundo este modelo é um upgrade do anterior, complementado com a introdução da tecnologia Air Safety (Airbags).

Este modelo AxissFix Air pode ser usada logo a partir dos 4 meses e até aos 4 anos.

A cadeira já está à venda em lojas especializadas e no El Corte Inglês pelo valor de 649€.

Esta cadeira, mais do que qualquer outra, para além do factor novidade e de ser a primeira a deter a tecnologia Air Safety (AIRBAGS), é bastante técnica. Neste sentido, o ojectivo primordial deste post é obviamente dar-vos a conhecer, mas também serve para pôr em cima da mesa um tema importante no que toca aos bebés e a nós, pais. Como tal, gostaria de vos deixar à vontade para colocarem todas as questões e dúvidas que tiverem. Todas elas serão respondidas, não por mim, mas por alguém da marca, devidamente dotado do conhecimento técnico para tal.

hotel yeatman porto

E, antes de terminar, não posso deixar de agradecer esta oportunidade à Bebé Confort. Obrigada!

Boa noite.

Comentários

comentários