Terminaram ontem os Workshops “Uma enfermeira em casa dos Vs” no Centro Comercial Alegro Alfragide, no âmbito do Cultura Alegro. Foram quatro as sessões, onde mais uma vez tive a oportunidade de conhecer outras mães magníficas e os bebés tão simpáticos, com quem foi possível criar alguma proximidade e obviamente, uma simpatia especial.

Embora já tenha escrito sobre este assunto – após a nossa passagem pelo Cultura Alegro no Alegro Setúbal – o facto de serem pessoas novas e um espaço diferente, faz com que a sensação seja de ser tudo novo. No entanto, de novo só mesmo a experiência, pois a motivação, essa tenho a certeza que é apenas uma:

que a partir da minha experiência pessoal enquanto mãe – e tão diferente que foi da primeira gravidez para a segunda – e daquelas que foram as minhas maiores dúvidas e inseguranças, possa contribuir para que cada uma destas mães se sinta mais segura e confiante de si própria e nas decisões que quer tomar para si e para o seu bebé.

E, para isso, conto, claro, com o conhecimento técnico e científico da enfermeira Carmen Ferreira, uma profissional em quem confio e que, ainda que tenha a sua opinião, aceita as diferentes abordagens sobre tudo aquilo que envolve a maternidade. Afinal, sabemos tão bem que não existem nem certos nem errados!

Aos longo destes workshops, falamos de tudo o que é mais relevante em termos de alimentação do bebé durante o primeiro ano de vida, falamos da amamentação. Mas falamos especialmente de como esta fase (introdução da alimentação complementar) pode ser uma oportunidade para que toda a família se junte ao bebé, adoptando também hábitos alimentares mais saudáveis. No entanto, para isso, é necessário que cada família descubra o que funciona melhor para si que nunca será igual a outra família. Também não assustamos nem procuramos que as pessoas mudem de uma dia para o outro e de forma radical. As mudanças fazem-se aos poucos, com pequenas coisas e a despensa da nossa casa vai respondendo a essa alteração.

No fundo, o meu desejo é poder contribuir de alguma forma, por mais pequena e insignificante que seja, que a mãe mais insegura, saiba que a voz dela é a mais importante e que só ela saberá o que ou não melhor para o seu filho. Os seus sentimentos importam, afinal… mulheres nutridas famílias felizes, certo? 🙂

Agora é tempo de avaliar esta experiência, perceber o que podemos fazer de diferente e de melhor, para depois regressarmos ainda com mais novidades.

Muito obrigada a todas as mães, pais e até avós que passaram pelo Cultura Alegro, tanto de Setúbal como Alfragide, foi muito bom conhecer-vos – e estamos a tratar da informação para vos enviar.

Muito obrigada ao Centro Comercial Alegro por acreditar em mim, por me ter dado esta oportunidade e por ter disponibilizado sempre tudo o que era preciso.

E um muito obrigada à enfermeira Carmen Ferreira por ter aceite o desafio, pois só assim fazia sentido.

Prometemos voltar em breve. Até lá já sabem que no Youtube encontram praticamente toda a informação sobre estes Workshops, só é preciso que subscrevam o canal.

Boa tarde.

Comentários

comentários