Depois do banho, chega a parte mais divertida: o ritual de pôr o creme, de fazer a massagem, em que o desafio, claro, é mantê-los sossegados aos dois.

Na verdade, tanto o banho como a massagem são pretextos para passarmos mais tempo (de qualidade) em conjunto, para brincarmos e mimarmo-nos. Quando temos mais tempo e eles estão bem dispostos, usamos o óleo para bebé da gama Total Care da Johnson’s, para uma massagem mais cuidadosa. Este óleo deixa a pele com um toque suave e macio, sem ficar gordurosa, protegendo da irritação.

massagem do bebé

As crianças estão sempre a aprender, por isso, entre outros importantes benefícios, o momento da massagem é uma oportunidade que temos de as explorar sensorialmente e de os estimular. Às vezes é demasiado cansativo, a casa de banho fica o caos, mas, no fundo, faz parte da aprendizagem e são esses momentos que eles mais tarde irão recordar.

Na minha opinião, não há nada mais importante do que o toque da mãe (ou do pai), uma importante forma de comunicarmos com o nosso bebé. É uma espécie de linguagem para além da fala, tão importante para o seu desenvolvimento. Estes momentos representam mais tempo de ligação (emocional) e mais desenvolvimento saudável dos nossos filhos.

Ser mãe de dois tem-me ajudado a ser mais descontraída na forma de fazer as coisas, especialmente quando se trata das rotinas. Se antes, a massagem era um ritual sagrado que acalmava o bebé e o preparava para ir dormir, com música relaxante e luz baixa. Com a Laura tenho que respeitar que esse é também um momento de ligação entre irmãos: o Vicente quer muito participar e cada vez mais a Laura procura o irmão, imitando-o. Tive que aprender a relaxar e a adaptar, a única maneira de conseguir desfrutar desta fase tão bonita e que passa de forma tão rápida.

Ainda assim, consciente de que a pele do bebé necessita de cuidados especiais, há algo que eu não descuro: os produtos adequados que protegem e preservam a sua pele, seja na Laura com apenas um ano ou com o Vicente com quatro. E há marcas que sem sabermos bem como, nos transmitem segurança; é assim com a Johnson’s, que há mais de 125 anos cuida da pele dos mais pequenos – da minha, quando era mais pequena, inclusivamente. Ao longo deste tempo nunca deixou de investir recursos em investigação, para garantir que o melhor para a pele dos nossos bebés estará sempre salvaguardado e os resultados estão à vista. Gosto muito de todos os produtos desta gama, sem esquecer o cheirinho irresistível com que ficam.

Benefícios gerais das massagens nos bebés:

– É uma forma de reforçar ligação;

– É essencial para o seu desenvolvimento, pois uma ligação maternal forte ajuda a formar a base para futuros relacionamentos;

– Acalma e reduz o choro;

– Ajuda a digestão e alivia as cólicas;

– Ajuda ao aumento do ganho de peso diário;

– Fortalece o ajustamento do bebé à hora de dormir noturna;

– Fortalece o sistema imunitário;

– Melhora a textura da pele;

– Aumenta o desenvolvimento cognitivo;

– Melhora o estado de alerta e capacidade de atenção das crianças;

– Contribui para os primeiros laços emocionais do bebé.

massagem do bebé

Cientificamente está provado que as massagens e as carícias regulares dadas pela mãe e pelo pai são críticas para a aprendizagem, crescimento e comunicação do bebé. Sabiam?

Boa noite.

Este texto foi escrito em parceria com a Johnson’s Baby.

Comentários

comentários