Foi na passada quarta-feira, dia 24, que fomos até à Ajuda de Berço para, finalmente, ficarmos a conhecer os resultados do Desafio Solidário de Maio. Como já vos tinha dito, esta foi uma ideia que partiu da Carolina, responsável pela MUBU, uma plataforma solidária que, imediatamente, desafiou a Joana, a grande “mãe” do Barrigas de Amor, a juntar-se para que esta ideia se tornasse realidade.

E a ideia era simples – bastava que, em seguida, a comunidade em geral aderisse, contribuindo para esta causa. O objectivo era que fosse enviado o maior número possível de embalagens vazias de papas e leite (mais tarde, alargou-se também aos boiões) da marca Nutribén. Esta marca foi o grande apoio e suporte de tudo isso, pois ficaria a seu cargo a substituição pelas embalagens cheias.

Durante pouco mais de um mês, fomos divulgando este desafio nas redes sociais e nas várias plataformas. Imediatamente fomos sentindo o apoio e o interesse das pessoas, mas havia sempre a dúvida. Será que iríamos conseguir alcançar o objectivo a que nos tínhamos proposto: 1000 euros em produto? Não sabíamos 🙂

A Ajuda de Berço nasceu em 1998 e dedica-se a acolher bebés e crianças. Actualmente, são duas as casas, cada uma com um total de 20 bebés, alguns recém-nascidos, e crianças. A maioria das idades está entre os dois e os quatro anos.

Nesta Instituição, o objectivo é que todas estas crianças se sintam o mais possível como numa casa normal, por isso, existem rotinas, sem esquecer a organização, a disciplina, mas onde não faltem as brincadeiras, o colo, o mimo e o afecto. Ora, se numa casa como a nossa – sendo a grande maioria apenas com duas ou três crianças –  o caos reina e a lista de supermercado e de bens essenciais já é grande, imagine-se numa casa onde vivem 20 crianças. Só para terem uma ideia:

Por ano, são cerca de 400 chuchas e, por mês, cerca de 600 pratos de papa, 6000 fraldas e 27 000ml de soro fisiológico.

E aproveito para lembrar que esta Instituição recebe ajuda em qualquer altura do ano. Se tiverem vontade e interesse em ajudar, mensalmente, há uma lista de necessidades que vai sendo actualizada. No entanto, para além dos donativos – regulares ou pontuais – em dinheiro ou géneros, o voluntariado, permanente ou não, é outra das formas de contribuir.

No entanto, a alimentação é um bem essencial, por isso, foi fácil reconhecer nos rostos de quem nos recebeu a felicidade ao ver o resultado desta iniciativa. E tinham motivos para tal, pois o resultado superou todas as expectativas ao ultrapassar-se o valor inicialmente estimulado. No total, foram 1711,10 euros materializados em muitas embalagens cheias de leite e de papas Nutribén.

Do nosso lado, o meu, o da Carolina e o da Joana, não havia palavras, mas sim, um sentimento de gratidão enorme porque quem desse lado se juntou a nós, aceitou o desafio, contribuiu e partilhou. Na verdade, foi muito graças a vocês que tudo isto aconteceu, foram vocês que guardaram as embalagens, enviaram para a Ajuda de Berço directamente ou através de embalagens solidárias dos CTT, que se interessaram, nos escreveram e colocaram questões, que superámos as expectativas. E é tão bom sentir que pude fazer parte de tudo isto!

E agora vamos a números:

  • Embalagens VAZIAS recebidas: 185
  • Donativo NUTRIBÉN (embalagens CHEIAS): 240

 

Muito obrigada a todos do fundo do coração. Mas permitam-me que deixe aqui um agradecimento especial à seguidora que me escreveu esta mensagem:

Olá, estas estão preparadas para seguirem já na próxima sexta feira. Com muita pena minha nunca consegui amamentar em exclusivo o meu filho. Infelizmente foi um assunto que nunca ficou resolvido na minha cabeça. No entanto, guardei as latas de leite por achar que um dia podia fazer falta para algum motivo. Fico mesmo muito feliz por poder ajudar.

Entretanto, para quem quer saber o que aconteceu às latas vazias, foram guardadas para darem vida a duas árvores de Natal em Dezembro, uma para cada casa de acolhimento! 🙂

Obrigada mais uma vez!

Boa noite.

Comentários

comentários