mandamentos para sermos uma mãe amiga + maternidade + coisas que uma mãe diz a outras mães + gravidez + comentários durante a gravidez + bebés + o que não deve dizer a uma mãe
Fotografia Lovetography

1. Não irás julgar a decisão da outra mãe em relação ao parto.
2. Não irás subvalorizar a outra mãe, dizendo coisas como: “comigo foi bem pior!”
3. Nunca irás partilhar histórias de horror à outra mãe que está prestes a dar à luz o seu primeiro filho – ou o segundo ou terceiro ou o quarto.
4. Não irás tentar impor o teu ponto de vista e achar que as decisões e escolhas da outra mãe não são tão válidas quanto as tuas – fazer diferente não significa fazer mal.
5. Não irás cair no lugar comum de dizer que a outra mãe não tem leite ou que se o bebé acorda durante a noite é porque o seu leite ficou mais fraco.
6. Não irás chegar a casa da outra mãe munida com as tuas mezinhas para as cólicas ou para qualquer outra coisa sem que a outra mãe te peça ajuda.
7. Não irás pegar no seu bebé sem que te seja dada permissão para tal.
8. Não irás tentar convencer a outra mãe de que as tuas rotinas é que são boas e que é melhor para o seu bebé se ela der banho à hora x e se o deitar à hora y.
9. Vais abster-te de comentar o tamanho da barriga da outra mãe depois de ter sido mãe – mas também não o irás fazer durante a gravidez.
10. Se encontrares o bebé da outra mãe a chuchar no dedo, não faças nada e não perguntes pela chucha – quase de certeza que se gostasse de chucha não tinha o dedo na boca.
11. De cada vez que te encontrares com a outra mãe não repitas a pergunta: “Ainda é só mama?”
12- Lembra-te: “se sabes fazer melhor, faz com os teus!”
Obrigada a todas as “mães-amigas” que contribuíram para estes 12 mandamentos!

Comentários

comentários