Se, ao domingo, há uma ligeira depressão com o fim do fim-de-semana, à segunda-feira há energia boa para começar a semana da melhor maneira. Para isso, é importante fazer desse dia um bom dia, o que nem sempre é fácil: por exemplo, não é fácil contrariar a preguiça, com o despertador a tocar logo cedo novamente, não é fácil evitar algum mau humor até e alguma inércia ao longo de todo o dia. 
Para mim, é importante manter sempre o ritual de uma boa segunda-feira. É importante acordar cedo, preparar os pequenos-almoços com tempo, evitar as birras e os berros que, regra geral, são fruto das correrias matinais… Para mim, é mesmo fundamental começar o meu dia cedo, melhor ainda se for com exercício físico logo pela manhã, regressar a casa, preparar o meu almoço, enquanto olho para a agenda e começo a delinear a semana e a organizar o trabalho.
Antes, este trabalho de preparar a semana era feito ao domingo, mas ultimamente, a energia ao final do dia já não é assim tanta e isto não é coisa que se faça com sono ou cansada, muito pelo contrário. Por isso, a segunda-feira tem sido o dia de preparação; no entanto, há algumas semanas que nem ao domingo, nem à segunda, nem à terça… não havia um único dia em que a minha energia me permitisse começar a semana como eu preciso para me sentir produtiva. Muito pelo contrário, as semanas faziam-se no improviso, empurrando um dia de cada vez e a resolver as urgências.
Mas hoje, HOJE, estou finalmente de volta! Comecei o dia e a semana como desejava: acordei cedo, antes de toda a gente, não houve birras para nada, saí de casa ainda cedo, fiz o meu exercício fisico e regressei a casa – como nova, diga-se – uma coisa boa, quando finalmente conseguimos colocar o exercício físico como parte das nossas rotinas quase diárias, é que quando somos forçados a parar, já não sabemos estar sem fazer nada, precisamos do exercício para nos sentirmos bem connosco próprias.



Sem dúvida que a segunda-feira é um bom dia para preparar a semana, para nos inspirarmos e recomeçarmos uma nova semana que se espera seja sempre melhor que a anterior. Tanto em casa como no escritório, a segunda-feira é dia de:

– arrumar a secretária;
– organizar a agenda;
– definir prioridades;
– e, por que não, arranjar um novo desafio?

…. porque à segunda-feira também é dia de ser feliz!

Boa semana 🙂



Comentários

comentários